Se você chegou até esse presente artigo é porque deseja saber maiores informações sobre o IPTU e como obter do IPTU 2ª via. Mas você sabe o que é IPTU? Sabe por que você tem de o pagar? Sabe onde são aplicadas as verbas arrecadadas?
Então prossiga atentamente com a leitura.
O IPTU é o imposto predial e territorial urbano e tem vinculação com o seu Município correspondente, ou seja, tudo o que for arrecadado num determinado município com ele será creditado ao Município a ele vinculado. Pois se trata de um imposto municipal.
Esse imposto é, em geral, a maior receita de todos os municípios e é calculado em função da área construída por cada morador ou estabelecimento/indústria. Vale lembrar que por lei as igrejas estão isentas do pagamento de IPTU.
De fato ele é fundamental para o desenvolvimento das cidades, contudo os valores cobrados podem e devem ser verificados e/ou fiscalizados por toda a população local, no sentido de coibir determinados abusos na cobrança do tributo.
Conteúdos
IPTU 2ª Via
Mais Informações e Explicação
O IPTU é como já falamos, o maior meio de arrecadação de vários municípios, contudo a fiscalização que falamos acima deve acontecer não somente ao questionarmos os valores que estão sendo aplicados ali, mas também onde esses recursos são aplicados e como são usados.
Pois, o imposto predial e territorial urbano ajuda a manter ativos serviços essenciais a toda a população, tais como: os hospitais da cidade, as escolas, as atividades de incentivo a cultura, manutenção de ruas e avenidas, conservação de praças e jardins, saneamento básico, etc.
Se acaso desconfiar de que o volume arrecadado é muito maior do que aquele que parece estar sendo investido (como retorno) a cidade, então o munícipe pode até mover uma ação junto ao Ministério Público visando: revisão de valores, diminuição do valor imposto, etc.
E dentro do esquema do IPTU, o cidadão pode ter acesso a vários serviços. Quer conhecê-los? Então continue com a leitura do presente artigo.
Serviços IPTU
Por ser um imposto municipal, cada prefeitura tem sua política própria para a cobrança do imposto, por isso não existe uma regra única sobre como proceder ou mesmo um telefone de serviço de atendimento ao consumidor para ligar e esclarecer dúvidas, sugestões e outras coisas.
Sendo assim, toda e qualquer relação deverá ser feita entra o cidadão e a prefeitura em si. Algumas prefeituras, não todas, disponibilizam na Internet dentro do portal da prefeitura os serviços ligados ao IPTU, entre eles:
- Emissão do carnê para pagamento
- Emissão de guias em atraso
- Emissão do certificado de quitação,
- Mudança de titularidade,
- Etc…
Como Obter IPTU 2ª Via?
Sendo assim, ou seja, sabendo que cada prefeitura tem política própria de serviços para com o imposto, caso o cidadão tenha interesse numa segunda via IPTU ele poderá optar por dois caminhos:
- Vai até a secretaria de fazenda do seu município para requerer pessoalmente um novo documento de arrecadação;
- Caso tenha essa disponibilidade, deverá acessar o site, logar, emitir novas guias e realizar o pagamento;
Vale lembrar que cada estado é um site diferente, por isso basta procurar no Google pelo seu estado em especifico que deverá ser logo o 1º resultado.
Em algumas situações é possível consultar a possibilidade de parcelar o débito ou mesmo verificar se existe algum tipo de amnistia de juros e multa.
Telefone / Contato
Para entrar em contato e então saber maiores informações sobre o IPTU e como obter a segunda via do mesmo, aconselhamos o usuário pesquisar onde fica a secretária de fazenda do seu município e então retirar todas as dúvidas.
Caso a prefeitura tenha algum site, então basta ter em mãos o número do seu imóvel, inserir os dados e imprimir o novo documento para pagamento.
E então, já ficou a saber como obter a IPTU 2ª via para assim conseguir pagar o boleto sem problemas?
Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.