Como Ter RG 2ª Via Facilmente

rg-2-via

Você procurou sobre informações a respeito de como obter a segunda via do RG e não achou? Pesquisou informações sobre como tirar uma nova carteira de identidade, mas esta difícil? Imagina ser algo complicado e burocrático? Para saber as respostas dessas e outras questões, continue lendo o artigo e saiba como deve proceder.

O RG (registro geral), mais conhecido por todos os brasileiros como a carteira de identidade, é hoje o principal documento pessoal do cidadão. Sem ela uma pessoa não consegue fazer nada, não pode movimentar sequer criar contas bancárias, não pode fornecer ou solicitar empréstimos, não pode alugar ou adquirir bens imóveis, não pode se tornar responsável por qualquer contrato oficial, ou seja, praticamente viverá na informalidade.

O Registro Geral, ou a carteira de identificação, não tinha esse nome na sua “pré-história”, chamavam o documento que procurava identificar de forma rudimentar o cidadão apenas de registro civil de identificação.

No entanto, praticamente ninguém retirava esse documento, sendo mais fácil obter a identificação de alguém consultando o livro de batismos da Igreja Católica. Somente a partir de mil oitocentos e oitenta e oito que os cartórios foram legalizados no país e as certidões de nascimento começaram a ser emitidas. O que, facilitaria mais a frente a em mil novecentos e três, durante o governo de Rodrigues Alves, o método de identificação por impressão digital (datiloscopia).

Como Obter RG 2ª Via

Obter a segunda via do documento de identificação pode variar muito de Estado para Estado, pois cada órgão emissor, sediado na capital de cada unidade federativa, é quem determina o que é necessário para tirar não só a segunda via da carteira de identidade, mas também a primeira.

Para facilitar o entendimento do presente artigo, vamos utilizar como exemplo como obter o RG  2ª via no Estado do Rio de Janeiro. Assim, quem for desse Estado (que é o terceiro mais populoso do país) basta seguir à risca as informações que iremos passar, e quem não, poderá ter uma ideia daquilo que precisa fazer no seu estado para conseguir o documento.

Em Rio de Janeiro

Os residentes no Estado do Rio de Janeiro certamente tiveram seus documentos emitidos ou pelo próprio DETRAN-RJ ou pelo antigo Instituto Félix Pacheco.

Sendo assim, a primeira coisa que deverão providenciar é o pagamento da taxa do serviço, o DUDA (documento único do DETRAN de arrecadação) específico para segunda via da carteira, que atualmente custa em torno de R$ 32,00.

Essa taxa poderá ser paga diretamente nos caixas eletrônicos da CEF, Bradesco, Itaú, ou mesmo online acessando o link abaixo:

https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm

Com esse documento (DUDA) devidamente pago, o solicitante deverá ainda providenciar alguns documentos.

Documentos necessários no DETRAN-RJ

Além do comprovante do DUDA original pago, o solicitante deverá se encaminhar até a sede do DETRAN-RJ mais próxima da sua residência – existem várias unidades espalhadas por todo o Estado – com os seguintes documentos:

  • Original e cópia da certidão de nascimento (para brasileiros solteiros).
  • Original e cópia da certidão de casamento (para brasileiros casados).
  • Original e cópia do certificado de naturalização (para brasileiros naturalizados).
  • Cópia do Diário Oficial da União com a publicação do seu trâmite processual (para portugueses que terão a mesma igualde de direitos e deveres).
  • E original e cópia do CPF (Isso se o solicitante desejar a inclusão desse número no RG, o que é opcional)

Recomenda-se que o solicitante também leve no dia do atendimento uma foto 3×4 como forma de prevenção.

Pois a foto da pessoa hoje em dia é capturada de forma gratuita nos postos de atendimento do DETRAN-RJ, mas acaso o equipamento estiver em manutenção, a foto que levou poderá ser usada evitando adiar o procedimento.

E então, já ficou a saber como obter o RG 2ª via e ficar sem mais qualquer problema?

Deixe em baixo nos comentários a resposta à ultima pergunta junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *